sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Qual a diferença entre um Gerente de Projeto e um Coordenador de Projeto?

O Termo Projeto possui conotações bem distintas nos diferentes ambientes!



Já vi muita discussão, confusões e até mesmo problemas de tradução de textos por esta diferença de entendimento.

Trabalhei muito tempo como Coordenadora de Projetos Técnicos antes de descobrir que existia o Gerente de Projeto!


Se você estiver conversando com um Engenheiro ou Arquiteto e falar sobre projeto, provavelmente ele estará pensando em plantas, cortes e fachadas, memoriais descritivos e caderno de especificações. Neste caso, Um cronograma ou um orçamento não farão parte do Projeto dele - já que ele estará associando o termo ao projeto técnico da edificação ou empreendimento. (Neste caso, a tradução para o Inglês seria Design)

Neste caso, teremos a figura do Coordenador de Projeto, que é o profissional responsável por garantir que todas as disciplinas conversem corretamente entre si e que não existam conflitos ou falta de integração entre os diferentes projetos de arquitetura, estrutura, instalações, ar condicionado e tantas outras disciplinas, de acordo com a complexidade do empreendimento, e o projeto estará finalizado quando for entregue à construtora para ir à Obra.

Agora, se você estiver conversando com um Empresário, e falar sobre um projeto, provavelmente ele estará pensando em Objetivos e Escopos, Cronogramas e Orçamentos, Equipes e Recursos, que são alguns dos aspectos de atuação de um Gerente de Projetos, para garantir que seu projeto - que pode ser qualquer esforço único com início e final determinados, atinga o sucesso. (Neste caso, a tradução para o Inglês seria Project)

Neste segundo caso, o projeto pode ter vários objetivos, voltados ou não a construção dos empreendimentos. Explico: Se sua empresa quer implantar um sistema novo de controle de folhas de ponto na empresa, isto pode ser considerado um projeto. Se uma empresa automobilistica quer criar um novo modelo de carro, isto é um projeto. Mas cuidado, fabricar os milhares de carros iguais depois já não é mais um projeto, torna-se operação!!!

Ou seja, um projeto técnico enquanto empreendimento faz parte de um Projeto, mas nem todo Projeto tem como resultado um empreendimento! Viu só que confusão isso pode trazer?

Abraço!
#obralegal

Barbara.

Quer saber mais?
Multidisciplinariedade para atender à complexidade dos novos projetos
Você conhece o desempenho da sua empresa?
Ética na Construção é Legal!

Siga o Blog Obra Legal!

_____________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal