sábado, 3 de setembro de 2016

Lições aprendidas - você registra e melhora sua atuação?

Todos nós aprendemos com nossos erros! Mas como fazer com que outras pessoas utilizem este conhecimento?





Cada projeto em que participamos é diferente do anterior. 

Em cada um deles ocorrem fatos fora do programado, ou pode ocorrer que identifiquemos pontos de melhoria que poderiam ter sido feitos de outro modo!


Este conhecimento que adquirimos pelo caminho é o que forma nossa experiência. Porém, para que este conhecimento não fique restrito ao profissional, é necessário que seja coletado e registrado como conhecimento proprietário da empresa. Afinal, este profissional não estará presente no desenvolvimento de todos os próximos projetos, e sempre existe a possibilidade deste profissional sair da empresa no futuro.

Como fazer esta coleta de conhecimento? É necessária a implementação de procedimento documentado na empresa para que este aprendizado seja registrado. O ideal é que isto não seja feito somente no final do projeto, e sim no momento que que o ponto for identificado, já que acabamos esquecendo com o tempo.

Porém, não basta colocar tudo isto em um formulário e depois arquivar junto com os documentos do projeto, ou de gestão da qualidade. É preciso que esta informação seja analisada, e seja incorporada nas revisões dos devidos procedimentos, para que então seja devidamente apropriada.

A coleta de informações pode ser feita por formulário específico, por meio da gestão de mudanças, onde são registradas as mudanças necessárias e suas soluções, ou através da gestão de riscos da empresa, e sua análise deve alimentar a melhoria contínua.

Então, vamos aprender com a experiência de todos? Para implementar procedimentos como os citados acima, o ideal é contar com apoio de consultores externos, que irão garantir a implementação, treinamento e avaliação de efetividade, sem desviar os profissionais da empresa de suas atividades do dia a dia.

Pode contar comigo!

Abraço,
#obralegal

Barbara.


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