terça-feira, 27 de setembro de 2016

Normas Técnicas - Você sabia que pode colaborar com sua elaboração?

Normas técnicas são desenvolvidas por voluntários para atender a uma necessidade identificada do mercado!




Assim, é muito importante a participação de profissionais com distintos interesses na discussão de seu texto, para que haja a representação de todos os interessados e de todos que possam ser de algum modo afetados por estas.




Por exemplo, é necessário que o comitê de desenvolvimento de respectiva norma tenha representantes de entidades, pessoas neutras e representantes dos desenvolvedores de determinado produto ou serviço, para que esta não se torne tendenciosa ou prejudicial a alguém.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pela sua condução, mas qualquer pessoa com conhecimento ou interesse no tema da norma pode acompanhar as discussões, apresentar sugestões de melhoria e opinar, desde que com fundamentação, em sua redação. Esta entidade possui normativas para devem ser seguidas para sua estruturação, de modo que as normas elaboradas tenham um mesmo padrão, e as informações mínimas necessárias para sua posterior aplicação, mas estas não versam sobre o conteúdo técnico em si, que será de responsabilidade do comitê.

Finalizada a redação pelo comitê respectivo, ficam disponibilizadas para consulta pública, onde estão a disposição de todos para download e comentários por um período pré-determinado de tempo, e após a revisão e análise destes comentários, tornam-se vigentes, e são de aplicação necessária com base no código do consumidor.

Existem normas técnicas para os mais diversos assuntos, e muitas em elaboração ou análise. Quer saber quais normas estão em elaboração ou revisão? Consulte o site da ABNT, lá você consegue todo o tipo de informações relativas ao tema.

Voluntários são bem vindos, mesmo porque não vale ficar depois reclamando que a norma não está certa, falta isto ou aquilo... Exemplo, eu no momento estou participando da elaboração da Norma de Inspeção, pelo CB-02, que é referente a Construção Civil.

Um abraço! #obralegal

Barbara.

Quer saber mais? Leia:
As seis partes da Norma de Desempenho
Você sabe se seu empreendimento /projeto /produto atende às Normas Técnicas?
Ética na Construção é Legal!



Arquiteta e Gerente de Projetos, MBA, PMP e MRICS
20 anos de experiência no Desenvolvimento de Projetos no setor da Construção
4 anos de experiência em Auditoria, Gestão e Controle de Projetos de Engenharia e Construção na PwC
Atualmente exerce Consultoria Independente 


Entre em contato para apoiar no entendimento das Normas Técnicas, e em como garantir seu atendimento!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Blog ObraLegal